Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

mil e quinze

Livros, séries, filmes e muito mais ♥

02
Jan21

FILMES: Bo Burnham: Make Happy

Vera

Não sei bem se deva encaixar isto na categoria de filmes, uma vez que se trata de um espectáculo de stand-up comedy por parte do comediante Bo Burnham, mas à falta de melhor categoria aqui estamos. Já tinha visto este espectáculo há uns anos quando um amigo na altura mo mostrou - de repente, lembrei-me do nada que isto existia e deu-me vontade de o rever, sendo que já não me lembrava de quase nada (e o pouco que lembrava só recordei quando via esses momentos chegarem no espectáculo em si).

 

 

Não tendo de todo o hábito de ver espectáculos de comédia, sinto que este merece de facto um post exclusivo. Conheço pouco do trabalho de Bo Burnham - apenas este espectáculo e outro que o mesmo amigo me mostrou -, mas acho ainda assim que é das melhores obras de arte que já vi na vida, porque sim, este espectáculo é arte e é uma autêntica obra prima.

 

O propósito de Make Happy passa por, como o título diz, fazer as pessoas felizes - aquelas que o estão a ver. E Make Happy não é um típico espectáculo de stand-up: ultrapassa tudo isso para dar lugar a uma performance que junta música, coreografia e, claro, humor. Fá-lo com uma excelência incrível que o torna, como já disse, numa das melhores obras de arte que já vi na vida.

 

O humor de Bo Burnham compõe-se muito do inesperado e repentino, mas também de críticas sociais e assuntos sérios. Não só apresenta um humor inteligente ao satirizar problemas sociais como, mais importante que isso, sabe quando parar e falar das coisas como elas são - sem as tornar leves, sem as trivializar, brincando mas sempre sabendo como lembrar que são importantes e têm peso. E, para mim, é isso que o distingue dos demais comediantes e humoristas e é isso que torna o trabalho dele especial - não posso detalhar-vos a maneira como o faz porque sinto que são coisas que, efectivamente, devem ser vistas e sentidas, sem dar quaisquer spoilers. Mas o génio de Bo Burnham está nos momentos de seriedade e emoção que traz para um espectáculo de humor que é suposto ser leve e apenas engraçado.

 

Um momento que ficou comigo desde a primeira vez que vi o espectáculo e que cheguei até a ir rever ao YouTube foi a parte final do espectáculo - uma forma absolutamente sublime de terminar o espectáculo em grande, onde Bo Burnham se despe de humor e de farsas e se revela ao público como o ser humano que é, como sempre dando um espectáculo e entretendo ao fazê-lo. Este momento, além de me dar arrepios, fez-me deitar algumas lágrimas de emoção. E eu reforço e relembro que sim, acreditem, estou a falar de um espectáculo de comédia!

 

Outra coisa que me impressiona é a forma como os espectáculos dele são planeados e trabalhados ao segundo. Poderão pensar que algo demasiado preparado perde a autenticidade mas, no caso dele, acho que ainda a confere mais - e funciona, não querendo dizer pela terceira vez, mas já dizendo, que esta é uma das melhores obras de arte que já vi na vida.

 

4.5.JPG

 

Façam um favor a vocês mesmos e vão ver isto, tem a duração de apenas uma hora e vai fazer-vos rir e reflectir e rir outra vez. Se já viram, contem lá aqui em baixo o que acharam 👇

 

Mais sobre mim

foto do autor

30 ∷ Do interior, mas com alma de lisboeta ∷ Digital Marketeer ∷ Overthinker a tempo inteiro ∷ Sempre a saltar de livros para séries e jogos nas horas vagas

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

📖 A ler:

📺 A ver:

Daredevil, Temporada 3
Mad Men, Temporada 1
Guillermo del Toro's Cabinet of Curiosities, Temporada 1
Suits, Temporada 2 (a rever)
Brooklyn Nine Nine, Temporada 3 (a rever)
Prison Break, Temporada 4

🎮 A jogar:

Pokémon White
Stardew Valley Expanded
Disney Dreamlight Valley
Dishonored
My Time at Portia

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D