FILMES: Doctor Strange in the Multiverse of Madness
A busca por uma família em realidades distintas
Um dos filmes mais aguardados da quarta fase da MCU, a seguir ao Spider-Man: No Way Home, onde Stephen Strange lida com uma inconsequente Wanda (ou devo dizer Scarlet Witch?) enquanto esta faz de tudo para recuperar a sua família. E é desta forma que nos é reforçado o carácter íntegro de Doctor Strange, que faz de tudo para salvar America Chavez, a rapariga-chave para Wanda conseguir aquilo que quer.
A Marvel esmerou-se neste filme, mandou às favas o conceito de filme family-friendly e trouxe-nos momentos carregados de terror. Já disse por aqui algures que, apesar de não ver muitos, adoro ver filmes de terror, por isso não posso dizer que não tenha gostado destes novos elementos. Para quem já conhece melhor este género, não posso dizer que o filme seja efectivamente um filme de terror. Não é. É um filme com terror pelo meio, se é que isto faz sentido. Não é nada por aí além, mas também não é dos mais fracos que já vi; foi uma boa adição e teve momentos muito bem conseguidos.
Doctor Strange in the Multiverse of Madness é um daqueles filmes em que há muita coisa a acontecer ao mesmo tempo - sinceramente, acho que o próprio título já dá pistas para isso -, e pode ser difícil de acompanhar se não prestarmos tanta atenção. Mas penso que é também no facto de nos mostrar tantas personagens e realidades distintas que reside a sua força. Sobretudo se pensarmos na prestação dos actores para esse efeito, já que tiveram de representar várias pessoas diferentes.
Se há algo de negativo a apontar, diria que é o facto de o filme ter assentado numa fórmula muito parecida à de WandaVision no que toca à Wanda. No fundo, bem no fundo, não consegui não sentir que em certos momentos estava a ver algo repetido. O enredo em si é diferente, como é claro, mas aquilo que levou a ele não é. É verdade que, agora reflectindo, WandaVision não nos deu nenhuma conclusão no que toca à Wanda depois de tudo o que aconteceu - por isso a culpa foi só minha de ter terminado com a impressão que tudo estava bem. Não sei se "bem" é a melhor palavra, mas pelo menos que a Wanda tinha caído em si. Este filme veio desfazer tudo isso e voltou a acabar da mesma forma, pelo que agora estou com trust issues e com receio que a Wanda volte ao mesmo, mesmo que tudo indique, mais uma vez, que não.
O que é certo é que Doctor Strange in the Multiverse of Madness surpreende, terminando com um momento bastante sugestivo do que está para vir (e não nego que fiquei muito curiosa). Se vamos ver mais da Scarlet Witch ou não, ninguém sabe, mas está bastante certo que vamos ver muito mais de Stephen Strange... e de que maneira!
Quem já viu, o que achou?