Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

mil e quinze

Livros, séries, filmes e muito mais ♥

27
Mar21

FILMES: Marvel - Fase 3

Vera

Mais uma semana se passou, mais uma fase da Marvel que terminei. Nem sei bem como é que isto aconteceu, já que esta é a fase com a maior quantidade de filmes - quase o dobro das anteriores. Mas comecei a devorar tudo, ansiosa por saber mais e chegar ao fim. Claro que é uma faca de dois gumes: quanto mais depressa vejo, mais depressa sei as coisas, mas também mais depressa ficarei sem muito para ver. Desta vez foram onze filmes e, como habitual, vou falar de cada um deles.

 

Captain America: Civil War (2016)

5.JPG

Um dos meus filmes preferidos e parte do meu top 3. Um filme que conta com o regresso de algumas personagens e a introdução de outras novas. Neste filme, determinadas circunstâncias dividem os super-heróis e põem-nos uns contra os outros. Gostei imenso dessa dinâmica e faz-nos pensar de que lado estamos, bem como no que é que é certo ou errado. Adorei este filme.

 

Doctor Strange (2016)

4.5.JPG

Confesso que fiquei um pouco céptica no início do filme devido ao tema que estava a introduzir (mas que depois acabou por ser algo diferente do que esperava), mas acabei a gostar bastante do filme. Considero que trouxe um elemento diferente aos típicos poderes da Marvel. É mais um filme que nos faz pensar de que lado estamos e qual é a coisa certa a fazer. Introduz também outra das infinity stones.

 

Guardians of the Galaxy Vol. 2 (2017)

5.JPG

Mais um filme que adorei e que integra também o meu top 3. Um filme muito mais maduro que o seu predecessor que, caso se recordem, achei um pouco infantil. Um filme muito bonito e muito emocionante, que nos oferece momentos de tristeza, felicidade, humor e também fofura - esta última proporcionada pelo Groot bebé. Conta-nos diversas histórias e todas elas super bonitas; tem uma história repleta de elementos fantásticos. Neste filme descobre-se a origem do Quill e vemos o lado mais vulnerável de personagens como o Rocket e o Yondu. Gostei imenso deste filme, muito mesmo. É dos mais bonitos da Marvel.

 

Spider-Man: Homecoming (2017)

3.5.JPG

O filme de introdução à personagem que todos conhecemos e que já tinha surgido no Civil War. Sou-vos sincera, nunca vi o Spider-Man do Andrew Garfield, mas vi o do Toby Maguire e nunca achei grande piada à personagem. Dito isto, adorei o que fizeram com a personagem nesta espécie de rebranding do Spider-Man - aqui, retratado como um miúdo adolescente que ainda está a aprender... em tudo. Achei este filme muito juvenil por causa disso, sendo que até vi nele mais um elemento coming-of-age do que propriamente de super-herói. Sendo que já não me identifico muito com alguns elementos juvenis, foi um filme que não me agradou tanto comparativamente a outros. Ainda assim, gosto bastante da personagem em si, gostei do filme e teve um bom plot twist.

 

Thor: Ragnarok (2017)

3.5.JPG

Ao que parece, este filme é o queridinho de muitos fãs e muita gente adorou - já eu, tenho de confessar que não fiquei assim tão impressionada. Não é que não tenha gostado do filme, mas foi muito diferente do que esperava que acontecesse - tão diferente que nem sei bem o que dizer sobre ele. Sinto que andaram a inventar um pouco e, além disso, desperdiçou por completo o final surpreendente do segundo filme da trilogia Thor - que acabou por não dar em nada. Neste filme, houve uma espécie de rebranding - sim, estou a usar imenso esta palavra hoje - do Thor como super-herói e, na verdade, pode dizer-se que também de Asgard. Tem uma das vilãs mais impiedosas e implacáveis do universo Marvel, mas não o suficiente para me deixar de queixo caído.

 

Black Panther (2017)

3.JPG

Confesso que só vi valor neste filme depois de ter lido algumas reviews no final e ter percebido as implicações morais e sociais do enredo e do vilão - fora isso, foi mais um filme que não me impressionou, para além de que, mesmo com as suas diferenças, acho o conceito deste herói basicamente igual ao do Iron Man.

 

Avengers: Infinity War (2018)

5.JPG

Dei quatro estrelas a este filme quando o vi pela primeira vez e, como vêem, subiu para cinco desta vez. É que, como já aqui disse várias vezes, a experiência torna-se completamente diferente quando efectivamente seguimos o fio à meada - muitas coisas ficam melhor explicadas, e outras passamos a reconhecer e compreender de imediato. É mais um dos meus filmes preferidos e que adorei, contando com o regresso de quase todas as personagens. O filme que começa finalmente a focar-se nas infinity stones e no melhor vilão da Marvel até hoje: o Thanos. Um filme onde aconteceu tanta coisa, que nos deixa com tantas emoções e que acaba daquela maneira - eu mal pude esperar por chegar ao desfecho desta história, portanto não quero imaginar o sofrimento de quem teve de esperar um ano para ver a resolução disto tudo. A-do-rei.

 

Ant-Man and the Wasp (2018)

3.JPG

Este filme tem diversos momentos bonitos, mas achei-o bem "normalzinho". Para além disso, continuo a achar a inteligência do Ant-Man muito mal aproveitada.

 

Captain Marvel (2019)

4.5.JPG

Captain Marvel chegou para se juntar ao Iron Man, Loki e Darcy na minha lista de personagens preferidas de todo o universo Marvel. Gostei imenso desta super-heroína e da sua história de origem - bem como da forma como esta história funcionou como um mecanismo de superação para a personagem e como ponto de partida para a sua "autonomia". Gostei muito do filme no geral, do plot twist e de personagens como o Goose. Este filme conta-nos também a história de origem da Iniciativa Vingadores, e pode dizer-se que até do próprio Nick Fury como o conhecemos hoje.

 

Avengers: Endgame (2019)

4.JPG

Talvez por ser o culminar de toda a temática das infinity stones, tinha expectativas elevadíssimas para este filme, que acabaram por não ser correspondidas. Apesar de não ter desgostado do filme, estava à espera de algo diferente e acabei por gostar muito mais do Infinity War. Achei que algumas cenas do início não eram assim tão necessárias, e que o começo do filme parece um pouco "manta de retalhos". Já tinha apanhado um spoiler importantíssimo deste filme há muito tempo, o que foi em parte culpado de toda a antecipação que sentia por ver este filme - e fiquei arrasada quando esse spoiler aconteceu. Achei o final de uma personagem um pouco descabida, por diversas razões que poderia aqui citar se não fossem spoiler. Também achei a solução de todo o obstáculo um pouco óbvia. Mas, de um modo geral, gostei do filme.

 

Spider-Man: Far From Home (2019)

3.5.JPG

Até que gostei do vilão deste filme, bem como do plot twist e também do twist que houve no final. Tem os seus momentos engraçados - como já é habitual nos filmes da Marvel - mas continua a ser um filme um pouco mais juvenil, e por isso nunca me agarra tanto. No entanto, continuo a gostar bastante deste Spider-Man como personagem (e já não vejo mais ninguém a fazê-lo que não o Tom Holland).

 

E pronto, chegámos quase ao fim deste desafio. Estas eram todas as fases que estavam completas. Neste momento, está a decorrer a quarta fase, que se iniciou com a série WandaVision - que também já comecei a ver -, que entretanto já terminou para dar lugar à segunda série da fase: The Falcon and the Winter Soldier. Há várias séries já anunciadas e também outros filmes. E eu estou quase quase a poder acompanhar tudo já em tempo real. Depois virei aqui falar destas novas obras individualmente, conforme vou vendo.

 

Como já tinha dito antes, acho que, mesmo que não apreciemos o género, se torna quase obrigatório ver todos os filmes deste universo, tendo em conta o impacto e o ícone que se tornou no mundo actual. Eu comecei este desafio por mera curiosidade e por sentir essa obrigação, e posso dizer que nunca esperei terminá-lo completamente fã. Nunca liguei nenhuma a este tipo de filmes e achava que não eram para mim. Mas quando se começa a ver do início e a seguir a linha que os criadores sempre quiseram que seguíssemos, desde o início, é uma experiência completamente diferente. Os filmes são muito mais do que os super-heróis típicos, os elementos cliché e efeitos especiais aos montes. Têm personagens com uma profundidade impressionante, histórias maravilhosamente bonitas e emocionantes e quase que nos vão dando peças para irmos juntando num puzzle. Para além disso, em certos filmes eu senti que houve algum esforço de criar sempre um elemento diferenciador, que tornasse os filmes em mais do que apenas "filmes típicos mainstream de super-heróis para agradar às massas", e aprecio muito esse esforço. Para não falar da quantidade imensurável de momentos de humor que estes filmes nos oferecem, e sempre muito bem conseguidos.

 

Em suma, adorei esta experiência, foi completamente diferente do que imaginava e saí dela com um novo amor na vida (ou vários, se contarmos com as personagens que já conquistaram o meu coração). No início de tudo isto fiquei com vontade de ler os comics, mas confesso que mudei de ideias porque, de facto, prefiro ir à surpresa, sem saber nada de nada do que esperar - tanto em histórias, como em temas, como em personagens. É assim que gosto de experienciar aquilo que consumo. E para quem está curioso, aqui estão os quatro filmes que mais gostei de todas as fases, sendo que cheguei a um ponto em que não consigo mais ordená-los por preferência: Iron Man 3, Captain America: Civil War, Guardians of the Galaxy Vol. 2 e Avengers: Infinity War. Quais são os vossos preferidos de sempre? Digam lá nos comentários! E acolham-me neste novo clube de fãs 

Mais sobre mim

foto do autor

30 ∷ Do interior, mas com alma de lisboeta ∷ Digital Marketeer ∷ Overthinker a tempo inteiro ∷ Sempre a saltar de livros para séries e jogos nas horas vagas

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

📖 A ler:

📺 A ver:

Daredevil, Temporada 3
Mad Men, Temporada 1
Guillermo del Toro's Cabinet of Curiosities, Temporada 1
Suits, Temporada 2 (a rever)
Brooklyn Nine Nine, Temporada 3 (a rever)
Prison Break, Temporada 4

🎮 A jogar:

Pokémon White
Stardew Valley Expanded
Disney Dreamlight Valley
Dishonored
My Time at Portia

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D