FILMES: Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
Não sei se cheguei alguma vez a dizer aqui algo que já pensei imensas vezes: em como as minhas opiniões de obras relacionadas com o universo Harry Potter serão sempre enviesadas porque nunca conseguirei não adorar. Não me alegro em vir dizer-vos que pela primeira vez na vida isso não aconteceu, e que a partir daqui já não posso dizer que gosto de tudo o que tenha a ver com este universo. Não é que não tenha gostado do filme... Mas também não adorei.
Neste terceiro filme da saga, vemos que Grindelwald está pronto para dominar o mundo e torná-lo mais puro, e consequentemente vemos a luta de Albus Dumbledore e do grupo de Newt Scamander para conseguir travar o terrível feiticeiro.
Antes de ver o filme só tinha ouvido coisas boas dele: em como era o melhor dos três, em como estava espectacular... Quanto a mim, ficou muito abaixo das minhas expectativas e agora tenho visto opiniões bastante ambíguas do mesmo.
Para um filme que promete um culminar tão grande, seja no desejo de Grindelwald de dominar o mundo, seja na tão esperada e derradeira luta entre ele e Dumbledore, esta obra entregou muito pouco. Não me conseguiu manter presa à cadeira e ao ecrã; saí da sala de cinema com uma sensação enorme de simplesmente... meh. Achei que teve tão pouca acção, que durante um filme tão longo não aconteceu nada. É isso mesmo que sinto: que não aconteceu nada ali. Nada. Mesmo tendo, obviamente, acontecido tanta coisa.
Por exemplo, e já que temos de endereçar o elefante cor-de-rosa na sala, e considerar a mudança de actor que houve para a personagem do Grindelwald, achei uma personagem tão incrivelmente fraca para um vilão que deveria ser tão implacável. E não acho que a culpa tenha sido dessa mudança no elenco, aliás, não posso esperar nada mais do que coisas boas de um actor tão bom como o Mads Mikkelsen. Acho sim que foi a própria construção da personagem neste filme que falhou.
Há momentos bons no filme, que nos dão muito da essência que distingue o mundo de Monstros Fantásticos do de Harry Potter: novas criaturas mágicas - sendo que gostei muito do facto de que todas elas tiveram um propósito e objectivo neste filme; com uma excelente adição de humor, misturando-o com uma sensação de tensão e mistério do desconhecido. Sim, estou a falar de uma cena em específico, a única que considero mais própria do filme e universo. Gostei também do plano inicial do grupo para combater este vilão, de como prometia deixar-nos a nós, espectadores, confusos - esperava ficar o tempo todo sem perceber nada do que se estava a passar, tentando no entanto desesperadamente perceber e decifrar algo, mas mais uma vez não sinto que foi isso que, no final de contas, o filme entregou.
Para terminar, só posso dizer que para um título que tanto alude a uma série de mistérios de uma das personagens mais fortes e marcantes do universo Harry Potter, terminei o filme com a sensação de "era só isto?". Infelizmente, este filme ficou muito aquém das minhas expectativas. Não era o tipo de obra que esperava de um universo destes. Deixou-me com uma sensação infeliz de "está na altura de deixar a saga para lá" e sem grande vontade de adquirir o futuro livro/guião.
Acho que teria preferido voltar a ver o Newt com os seus animaizinhos, sem se focarem tanto em tentarem trazer uma "nostalgia Harry Potter" à coisa. Não sei... Será que sou só eu?
Quem já viu, o que achou? Vamos conversar sobre este filme!