FILMES: Spider-Man: No Way Home
O filme mais aguardado de 2021, sobretudo pelos fãs da Marvel, e posso dizer desde já que valeu super a pena.
Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como o herói mais querido do mundo após ter sido revelada pela reportagem do Clarim Diário, com uma gravação feita por Mysterio (Jake Gyllenhaal) no filme anterior. (...) Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade. Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa quando vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter não só terá de deter vilões de suas outras versões e fazer com que eles voltem para seu universo original, mas também aprender que, com grandes poderes vem grandes responsabilidades como herói. Adaptado de: AdoroCinema
Antes de começarmos, posso contar a situação caricata que ocorreu com este filme em plena sala de cinema, e nunca me tinha acontecido antes? Eu e a minha companhia estávamos na fila acima, perto da porta da sala, e reparei num casal de adultos que estavam há já algum tempo muito claramente à procura do seu lugar. A sala estava cheia, ninguém diria que foi em tempos de covid (felizmente, foi antes das novas medidas do governo). Após cerca de talvez cinco minutos, o filme pára do nada. Depois de muitos "então?" de uma grande quantidade de espectadores confusos - eu incluída -, chega um dos colaboradores do cinema a perguntar, em alto e bom som, quem estava sentado no lugar errado, porque aqueles senhores queriam ver o filme. Ninguém se acusou, mas eventualmente lá viu que eram duas pessoas que, por acaso, estavam em frente a nós, na fila abaixo. O funcionário ainda voltou a dizer "se houver mais alguém sentado no lugar errado que se acuse, porque queremos todos é ver o filme". Ninguém falou, ele saiu da sala e o filme continuou sem mais interrupções. Foi uma situação caricata, mas bem feita, porque a sala estava de facto cheia e se aquelas pessoas tinham pago para ver o filme naqueles lugares, tinham direito a isso e pronto.
Depois desta história não muito interessante, vamos então falar do filme. Se viram o trailer, já não é surpresa para ninguém que este filme ia contar com o regresso de algumas personagens dos filmes mais antigos do Homem-Aranha, tanto os do Tobey Maguire como os do Andrew Garfield. Foi assim que este se tornou num dos filmes mais aguardados do ano de 2021, até porque trouxe essas personagens com base na dinâmica do multiverso. Com isto conseguiram construir uma premissa interessante que deixou o mundo inteiro ansiosamente à espera que este filme fosse finalmente lançado, até porque, lá está, há muito tempo que eu não estava numa sala de cinema tão cheia como aquela.
Eu vi o primeiro filme do Tobey Maguire, não me recordo se cheguei a ver o segundo, e, com excepção dos filmes mais recentes com o Tom Holland, não vi mais filmes nenhuns do Homem-Aranha, nem mesmo com o Andrew Garfield. Para além disso, eu já nem sequer me recordo do que vi com o Tobey Maguire, portanto é como se nunca tivesse visto nenhum. Por este motivo, eu tive uma experiência diferente da de quem acompanha isto há anos e viu todos esses filmes. Este foi sem dúvida um filme feito para os fãs, sobretudo os do Homem-Aranha.
Acabei a gostar bastante do filme, repleto de acção e carregado de surpresas dignas de matar qualquer fã do coração. Eu, que não o sou, fiquei surpreendida e entusiasmada com o que o filme nos ofereceu, por isso não imagino aquilo que sentiram os fãs. Toda a história foi muito bem construída, mostrando a coragem e ousadia de Peter Parker de querer fazer melhor, mesmo que outros não achem a melhor ideia. Acho que vemos aqui um grande crescimento e evolução na personagem, sobretudo na recta final, e na verdade acho que é a partir de agora que vamos ver mais do verdadeiro Homem-Aranha.
Só tive pena de não ter visto os filmes antigos antes, acho que teria tido uma experiência mais enriquecedora, mas quero fazê-lo - quero ver todos os filmes antigos, para depois então rever os do Tom Holland e terminar com este, para compreender melhor todas as conexões entre os filmes, conhecer melhor a história das personagens e afins.
Recomendo muito este filme, foi o mais aguardado do ano de 2021 e conseguiu ir ao encontro de todo o hype que se gerou em volta dele. Vale muito a pena.
Já viram? O que acharam?