Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mil e quinze

Livros, séries, filmes e muito mais ♥

06
Set22

Fui à Feira do Livro de Lisboa!

A jornada de uma miúda do interior

Vera

Com certeza lembram-se que há umas semanas andava a pensar ir à Feira do Livro e até vim aqui pedir-vos ajuda. É um evento do qual ouço sempre tanto falar, sobretudo aqui pelos blogs, que comecei a ficar com alguma curiosidade de o experienciar pelo menos uma vez na vida, já que sou do interior centro de Portugal e por isso não me é assim tão acessível nem está ao virar da esquina.

 

A decisão foi tremida e um pouco em cima da hora. O site não estava correctamente actualizado (já explico esta), fartei-me de pesquisar os livros do dia - e concluí que, a ir, valeria mais a pena no último fim de semana por esses - e fartei-me de pesquisar as sessões de autógrafos. Não parecia ir ninguém que me interessasse e não sabia se devia ir apenas por dois ou três livros do dia. Até porque ir para lá implica gastos com viagens, alojamento e refeições, não apenas os dos livros.

 

Acontece que entretanto a Rita da Nova e o Guilherme Fonseca anunciaram no Twitter que iam ter uma sessão de autógrafos no dia 3 - algo que não estava nem apareceu por uns bons dias no site da Feira... Nesse fim de semana eu tinha o menor número de livros do dia que me interessassem (acabou por não ser bem assim) e fiquei mais uma vez a contemplar se devia ir apenas por uma coisa sem ter a outra. Voltei a ir à lista dos livros do dia e encontrei uns quantos que, apesar de não estarem no topo das prioridades, podia muito bem aproveitar. Não pensei assim tanto no assunto e comecei a fazer todas as compras e reservas necessárias (que foi uma aventura por si só, também, mas não é relevante para aqui).

 

Depois de todo o stress que este planeamento corrido e cheio de percalços deu, restou esperar pela data. E no dia 3 de Setembro, a horas que ninguém merecia acordar, estava eu pronta para fazer viagem rumo a Lisboa. Passámos lá o fim de semana - é sempre um bom pretexto para passear em Lisboa, no geral - e ajudou muito que o alojamento fosse na zona do Parque Eduardo VII. Estivemos a maior parte do tempo pela Feira e foi bom não termos de fazer viagens constantes de metro.

 

Não saímos dessa zona o Sábado inteiro e ainda fizemos uma passagem rápida na manhã de Domingo para comprar os livros desse dia, antes de partirmos para outras zonas de Lisboa para os últimos passeios. Desculpem esta introdução longuíssima, mas queria falar da experiência como um todo. Agora sim, sobre a Feira propriamente dita:

 

Adorei! Como passámos lá imenso tempo, sinto que tivemos oportunidade de explorar tudo bem (ou tão bem quanto possível, dada a dimensão). Sobretudo ao fim do dia, quando já não existia a pressão de ter reservas em restaurantes, de não saber se iam estar filas grandes para a sessão de autógrafos, de podermos simplesmente dar uma boa volta a tudo e ver com olhos de ver o que por lá havia.

 

Saí de lá com a conclusão de que é uma experiência que vale a pena por si só, sem ser preciso comprar livros, sem ser preciso sessões de autógrafos (mas claro que, para quem vem de tão longe, convém ter alguma recompensa). E espero muito sinceramente poder repeti-la todos os anos.

 

Gostei muito de ter conhecido a Rita e o Guilherme. Felizmente a fila não era muito grande e, na verdade, eu consegui ser das primeiras pessoas, pelo que a experiência foi "rápida" o suficiente. Como não consegui ir a nenhuma data da tour do livro deles, achei que podia aproveitar esta oportunidade para os conhecer. Na verdade, foi a primeira vez na minha vida inteira que conheci pessoas mais conhecidas de quem gosto muito. Estava uma pilha de nervos  Mas valeu a pena. Super simpáticos.

 

Sobre os livros... Ajudou muito (mesmo muito) ter a famosa lista preparada no meu telemóvel com todos os locais dos livros do dia. O que não fiz tão bem e melhorarei para a próxima foi não ter visto editoras específicas para os livros que me interessava comprar no geral (sem serem livros do dia). Acabei por não me focar muito nesses porque são tantos livros, em todo o lado, à nossa volta, que fica difícil procurar títulos específicos no meio de tanta coisa. Outra coisa que fiz foi pesquisar os preços nas livrarias de antemão. Ajudou a não comprar um livro do dia que, apesar de barato, estava mais barato noutro sítio quando pesquisei.

 

Uma das partes que mais me interessava era ver os livros de alfarrabistas e os títulos descontinuados. Aproveitei a noite de Sábado para me focar mais nessa parte, por estar mais calmo e não ter pressões de mais nada. Mas como são títulos praticamente únicos, também fica difícil ver tudo muito bem. (Há algum tipo de técnica que usam neste ponto?) Ainda parei em dois livros, mas acabei por não os trazer.

 

Acabei por aproveitar apenas livros do dia. Todos a menos de 10€, que normalmente é o meu orçamento limite para quaisquer livros que sejam. Desculpem editoras de Portugal, mas os vossos preços normais realmente não são simpáticos. E aqui ficam os livros que comprei:

 

Feira do Livro Lisboa

 

O único que já tinha era o Maus - comprei-o há mais de um ano em segunda mão, mas não sabia que as edições antigas estavam divididas em dois volumes e que este era apenas o primeiro. Vou tentar vendê-lo. As edições recentes juntaram tudo num só livro, que é o caso deste que comprei.

 

O ambiente que se vive na Feira é maravilhoso e vale a pena por si só - posso dizer que nunca vi o meu namorado (que raramente lê) com tanta vontade de comprar livros (e a comprá-los). Atribuo metade disso ao seu consumismo influenciável, mas a outra metade atribuo ao ambiente da Feira. Ele não é um leitor tão ávido e adorou a Feira - queremos os dois repetir. Poder sair de lá com títulos mais baratos que tanto queríamos ler é apenas um belo bónus junto ao resto.

 

E, a não ser que a vida seja muito madrasta comigo e me diminua as condições de vida, espero mesmo que esta possa ser uma experiência a repetir todos os anos. Para a próxima, só pedia duas coisas: informações disponibilizadas muito mais cedo e que estas fossem correctas e não existissem lacunas...

 

Até à próxima, Feira do Livro... Vemo-nos em 2023?

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

29 ∷ Miúda do interior com alma de lisboeta ∷ Wannabe marketeer ∷ Overthinker a tempo inteiro ∷ Sempre a saltar de livros para séries para jogos nas horas vagas

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

📖 A ler:

📺 A ver:

Devs, Temporada 1
Friends, Temporada 6 (a rever)
Marvel's Defenders, Temporada 1
Mad Men, Temporada 1
House of the Dragon, Temporada 1
Rick and Morty, Temporada 6

🎮 A jogar:

Stardew Valley
Tomb Raider

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D