JOGOS: Stardew Valley
Um jogo descontraído e relaxante que é bem mais do que parece
Tenho para mim que Stardew Valley é um jogo perfeito para as pessoas que não são de jogos. Para as que só jogam The Sims uma vez por outra, para as que preferem jogos mais descontraídos. Claro que não é só para essas pessoas, mas acho um jogo particularmente bom para esse grupo.
É difícil falar sobre Stardew Valley porque o jogo é extremamente complexo e multifacetado. À primeira vista, parece um mero 8-bit de farming, mas na realidade é um jogo carregado de história e dos mais variados elementos de gameplay que se possam pensar. Vamos começar então pelo princípio?
Em Stardew Valley desempenhamos o papel de uma personagem construída à nossa escolha, que acaba de se mudar para Pelican Town porque herdou uma pequena quinta do seu falecido avô. Assim, temos de começar a nossa vida do zero: sem dinheiro, com um pedaço de terreno que não tem absolutamente nada. Pelican Town conta com os locais mais variados, como praia, lagos e rios, minas, hospital, mercearia, bar, casas dos vizinhos... E por falar em vizinhos, podemos ir aumentando a relação que temos com eles, sendo que o jogo até permite que nos casemos com alguns deles e tenhamos filhos se assim quisermos. Mas o vale também conta com inúmeros locais secretos e desconhecidos, aos quais só desbloqueamos o acesso com o nosso progresso no jogo.
Algumas das áreas e competências que podemos desenvolver no jogo dizem respeito à quinta, tanto naquilo que semeamos e colhemos, como na possibilidade de termos animais de quinta e podermos recolher e transformar aquilo que eles produzem - com a ajuda de uma série de máquinas que podemos construir com base em receitas e elementos que nos vão sendo dados conforme vamos evoluindo em certos pontos do jogo. Ou seja, além do farming tem uma componente de crafting. Mas também tem uma de pesca, de foraging, combate, mining e para ser sincera nem sei se me estou a esquecer de alguma, de tantas coisas que tem! O jogo é muito bonito visualmente e dá-nos alguns momentos na história ainda mais bonitos - sejam eventos anuais na cidade ou cut scenes de momentos fulcrais no enredo ou com algumas das personagens da cidade. E a banda sonora, que muda conforme a estação do ano, é maravilhosa.
A melhor forma que consigo arranjar para descrever este jogo é contar-vos isto: conheço o jogo há anos, comecei a jogá-lo de forma mais séria há uns meses; tenho visto quase todos os dias o kickthePJ a jogá-lo na Twitch e é nestas streams que todos os dias descubro coisas novas. Quando eu acho que o jogo já "acabou", que não tem mais para mostrar, descubro lá todos os dias sempre algo mais. O jogo parece não ter fim, e digo isto no melhor sentido possível. Consegue sempre surpreender com coisas novas, locais desconhecidos, dinâmicas por descobrir. Tem tanta, tanta coisa. A melhor forma de o descrever é assim: há sempre mais. Achas que já fizeste tudo o que o jogo te mostrou que havia para fazer, que estás quase a terminar aquilo que é o mais principal? Ele atira-te com locais e desafios completamente novos. Completas esses desafios e achas que agora sim, ficou por aqui? Não, há sempre mais! Este jogo é incrível, se eu pudesse dar 5 milhões de estrelas dava. Arrisco-me a dizer que é o melhor jogo de sempre, sem qualquer medo.
O melhor é que é um jogo que se pode ir jogando ao ritmo de cada um. Não é preciso entrar numa corrida contra o tempo para fazer tudo. Se há um ponto negativo, eu diria que se pode tornar overwhelming quando começamos a ter ideia da complexidade do jogo e da quantidade infinita de coisas a fazer e a atingir. (E o meu conselho é guiarmo-nos sempre por objectivos mais pequenos e curtos no tempo; as metas continuam lá para as atingirmos mesmo que seja com passos de bebé!). Também acho que há tanta, tanta coisa por descobrir que por vezes pode ser difícil atingir coisas das quais nem temos conhecimento se não soubermos muito sobre o jogo. O jogo vai dando pistas e dicas para imensos elementos, mas há outros que também ficam um pouco escondidos na sombra e dos quais é difícil ter conhecimento se, como eu por exemplo, não estivermos a ver outra pessoa jogar.
Eu sou adepta de tentarmos descobrir os jogos por nós próprios o máximo que conseguirmos, mas abro uma excepção pela primeira vez para o Stardew Valley porque acho que aqui o wiki pode ser mesmo o nosso melhor amigo. Embora aconselhe sempre o seu uso moderado, tem de haver um equilíbrio entre a experiência de descobrirmos o jogo por nós próprios e informarmo-nos sobre o que parece não existir informação dentro do jogo. Mas claro, isto vai da preferência de cada um. Um outro streamer que sigo, o Charlie, também começou a jogar Stardew Valley há pouco tempo e prefere não ver as streams do PJ para não ter muitos spoilers do jogo, por exemplo; já eu tenho a experiência de o jogar sem saber nada, e a experiência de o jogar depois de ver o PJ muito mais avançado que eu - e tenho de dizer que há mil e uma coisas que eu não sabia sobre o jogo antes de começar a ver o PJ jogar, e mil dessas eu nunca ia descobrir sozinha... Acho que o jogo é intuitivo q.b., ou talvez seja eu que não tenha encontrado as pistas certas para milhentas coisas. O que é certo é que há uma quantidade infinita de coisas por descobrir - e com elas vêm inúmeros objectivos e novos desafios, fazendo com que haja sempre algo a atingir no jogo, dando-nos sempre algum propósito e motivação para continuar.
Community Center: o primeiro 'grande' desafio que o jogo nos lança. Um local abandonado que temos de ajudar a recuperar. Daqui.
Gostava de conseguir explicar-vos por palavras tudo o que este jogo é; acho que o próprio trailer não lhe faz 100% de justiça com imagens. Mas aconselho muito a experimentarem este jogo (e a pesquisarem primeiro, se isso ajudar). Não se assustem com a complexidade, tudo se faz. E é no facto de nos dar tantas coisas para alcançar que está a piada. Volto a dizer, sem qualquer receio de fazer uma afirmação exagerada: este é o melhor jogo de sempre. Vão por mim.
Quem conhece este jogo? Deixei alguém com curiosidade de experimentar? Acho mesmo que este é um jogo perfeito para quase toda a gente! Se decidirem não jogar, pelo menos deliciem-se com o soundtrack (perfeito para relaxar e/ou trabalhar).