LIVROS: One of Us is Lying, Karen M. McManus
Este livro tem-se tornado cada vez mais conhecido nos últimos tempos e já o tinha na lista de livros para ler há algum tempo.
Simon Kelleher é o criador do Má-Língua, uma nova aplicação que está a encurralar a elite de Bayview High, revelando pormenores da vida privada dos alunos da escola.
Mas o caso torna-se mais grave quando Simon e quatro colegas ficam fechados de castigo numa sala, e ele morre diante das suas vítimas.Os quatro que se tornam suspeitos imediatos do homicídio, são:
A melhor aluna da escola, Bronwyn que nunca viola uma regra e quer entrar em Yale.
A estrela da equipa de basebol de Bayview, Cooper.
Nate, o criminoso, que está em liberdade condicional por vender droga.
A menina bonita, Addy, que parece ter a vida perfeita ao lado do namorado perfeito.Que segredos queriam esconder para eliminar Simon?
Quem será o culpado? Fonte: Wook
Achei que a história tinha uma premissa interessante, e vi nela um misto de The Breakfast Club e Pretty Little Liars (mas uma versão melhor que esta última, convenhamos). Pode dizer-se que este livro é um young adult de mistério e, como tal, lê-se bastante bem e muito facilmente.
De um modo geral, gostei bastante da história. Apesar de cada vez menos me identificar com alguns aspectos mais juvenis deste género literário, a verdade é que sinto que conseguimos (e consegui) encontrar boas histórias apesar destes.
Foi um livro com uma boa evolução de personagens, sobretudo no que toca à Addy, que foi onde encontrei um maior crescimento e foi também a personagem que acabou por me agradar mais pelo mesmo motivo. A história em si está muito bem construída e é um daqueles livros que nos vai fazer duvidar de absolutamente toda a gente, não tendo um final previsível. Apesar de o final me ter passado pela cabeça por uns momentos, achei que seria difícil concretizá-lo e não pensei mais nessa hipótese. Efectivamente, achei o desfecho da história um pouco agridoce: consegue surpreender mas, ao mesmo tempo, parece-me um pouco 'far-fetched'. Apesar de tudo isso, creio que é um bom livro para entreter e nos deixar a pensar "mas quem matou o Simon, afinal?", fazendo-nos criar mil e uma teorias sobre o acontecimento enquanto não chegamos à resolução deste.
Acho também benéfico ser um young adult, um género literário que considero ser sempre uma lufada de ar fresco - algo leve que se consegue ler sem grandes esforços, mesmo quando as histórias são mais pesadas. Sem dúvida que recomendo e, para quem tiver curiosidade, deixo duas notas finais: 1) existe uma sequela com uma história diferente passada no mesmo espaço e que envolve, entre outras, uma das personagens secundárias de One of Us is Lying - chamada One of Us is Next; eu confesso que estou com algum receio de a ler e de estragar a história e a experiência para mim; 2) segundo sei, esta história vai ser adaptada para uma série de televisão, e sem dúvida que estou muito curiosa por ver o resultado final.
Agora digam-me lá: curiosidade de ler? Já leram? O que acharam?
*****
Este ano decidi seguir novamente o desafio de leitura "Uma Dúzia de Livros" da Rita da Nova, sem participar no clube de leitura (sou uma envergonhadinha, desculpem ). Este livro segue o tema do mês de Janeiro: um livro que toda a gente leu menos tu.
[Confesso que não sei se escolhi bem porque ainda não vi ninguém lê-lo nos blogs de leitura que sigo, mas... É bastante conhecido e é ]