Livros | We Were Liars, E. Lockhart
O primeiro livro de 2023. Estava muito expectante, mas acabou por ser uma experiência ambígua.
Cadence Sinclair é a neta mais velha da sua família: os Sinclair vivem rodeados de fortuna, de tal modo que passam todos os Verões numa ilha privada detida pelo avô de Cadence, detentor de toda a fortuna (e poder), onde cada núcleo familiar tem direito à sua própria casa. Os únicos membros exteriores à família nesta ilha são os empregados e Gat, o sobrinho do namorado de uma das tias de Cadence, que os acompanha todos os Verões. No Verão dos seus 15 anos, Cadence sofre um acidente que a deixa com amnésia. Após uma pausa no ano seguinte, Cadence regressa à ilha nos seus 17 anos, determinada a perceber e a recordar-se de tudo o que realmente aconteceu.
«They know that tragedy is not glamorous. They know it doesn't play out in life as it does on a stage or between the pages of a book. It is neither a punishment meted out nor a lesson conferred. Its horrors are not attributable to one single person. Tragedy is ugly and tangled, stupid and confusing.»
De um modo geral, eu gostei muito deste livro. Ao longo da história vamos percebendo alguns acontecimentos estranhos e vamos ficando curiosos com o que realmente ocorreu, especialmente porque ninguém parece querer partilhar a verdade com Cadence.
Ainda assim, alguns aspectos do livro deixaram-me um pouco de pé atrás. A maioria relacionados com a escrita: se ao início achava alguma piada e encanto na forma de escrever da autora, com um formato numa espécie de "prosa poética", a verdade é que ao fim de algum tempo começou a ficar cansativo e deixei de perceber o sentido ou propósito de o fazer. Podem ver um exemplo do tipo de escrita na primeira página do livro:
Também comecei a ficar um pouco cansada da forma como percebi que a autora se agarrou a alguns "chavões" que por vezes repetia vezes e vezes sem conta ao longo do livro para passar uma determinada mensagem. Começou a parecer-me, de facto, repetitivo.
Por último, acho que o problema aqui foi que eu tinha bastantes expectativas para este livro, parecia-me ser uma história tão interessante e, apesar de não ter desgostado da história, a verdade é que acabou por não corresponder às minhas expectativas e, talvez por isso, tenha acabado por ficar um pouco desapontada, apesar de tudo.
Posto isto, posso dizer no entanto que o plot twist no final surpreendeu-me bastante. De todas as teorias que tive, nenhuma passava pelo que acabou por realmente acontecer e conseguiu deixar-me de boca aberta no momento em que se descobriu a verdade.
Assim sendo, recomendo este livro porque é realmente uma boa história, apesar de na minha opinião não ser contada e escrita da melhor forma. Mas dá para ignorar esses aspectos e ainda assim proporcionar-nos uma boa leitura de entretenimento.
Quem aqui já leu? Alguém que tenha gostado mais que eu?