Os 5 melhores livros em 2022
Claro que faltava a melhor parte nestes top 5 de 2022: os livros. Sinto que, ao contrário do ano passado, este ano foi bastante melhor em termos de leitura. Perdi-me um pouco, novamente, nestes últimos meses do ano, mas ainda assim consegui ler bem mais do que estava à espera. E no meio de todos os livros que li, não podiam faltar algumas boas obras.
Caso tenham curiosidade, podem ver aqui a lista de todos os livros que li em 2022. Todos os títulos têm as ligações para as respectivas reviews:
Dito isto, que livros me marcaram ao ponto de terem sido eleitos dos melhores que li este ano?
1. The Book of Mythical Beasts and Magical Creatures
Talvez seja estranho eu incluir um livro infanto-juvenil de ilustração no meu top 5, e mais ainda colocá-lo em primeiro lugar. Mas não o faria se não o merecesse. Além de informativo e interessante, este é um dos livros mais bonitos que tenho na estante e para mim esse é o ponto mais forte que tem: a arte. É lindíssimo e das melhores aquisições que fiz este ano.
2. A Little Life, Hanya Yanagihara
Tenho a certeza de que nunca mais vou ler este livro na vida - até o vou vender. Podia ser mau sinal, mas neste caso é apenas sinal de que me marcou tanto que sei que nunca mais vou querer repetir a experiência. Um livro pesadíssimo, cheio de dor e sofrimento. Vale totalmente a pena, se estiverem numa boa fase de vida. Se não estiverem, talvez não seja o mais indicado.
3. A Quinta dos Animais, George Orwell
Sou cada vez mais fã deste senhor e esta fábula política só veio reforçar a ideia ainda mais. Talvez tenha os seus problemas mas acho-o bastante informativo e, acima de tudo, acessível. Para quem se interessa pela História soviética, este poderá ser um must.
4. A Man Called Ove, Fredrik Backman
Este livro e o seu protagonista demoraram um pouco a conquistar-me, mas assim que isso aconteceu não deu mais para ignorar as emoções que me fizeram sentir. Uma história bonita com um bonito sentido de comunidade, mas também uma história bonita sobre um triste presente com um passado feliz.
5. My Dark Vanessa, Kate Elizabeth Russell
Um dos primeiros livros que li este ano. É um dos melhores, mas não pelas melhores razões: aquilo que mais ficou comigo foram os elementos doentios da história, as voltas que me deu ao estômago. Espero ler um livro tão bom novamente e ao mesmo tempo espero nunca mais ter de passar por uma experiência parecida.
Estes foram os cinco eleitos das leituras de 2022. Quais seriam as vossas escolhas? Partilhem comigo nos comentários!