Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mil e quinze

Livros, séries, filmes e muito mais ♥

02
Fev22

SÉRIES: Clickbait

Vera

Uma série que me deixou interessada desde o primeiro momento em que vi o trailer.

 

 

Clickbait é uma minissérie de suspense que apresenta vários pontos de vistas diferentes durante a investigação de um crime impulsionado pelas redes sociais. Na série, Nick Brewer (Adrien Grenier) é um respeitável pai de família acusado de crimes terríveis e está prestes a pagar caro por eles. Agora sua família precisará descobrir quem é o Nick verdadeiro: um marido e pai amável ou um homem violento cheio de segredos? Clickbait explora como impulsos perigosos são elevados na era das mídias sociais. E revela as distinções entre as identidades criadas na internet e as construídas na vida real. Fonte: AdoroCinema

 

Achei desde logo a premissa da série bastante interessante - um vídeo com um homem capturado a segurar cartazes que o acusam de ter abusado de mulheres e matado uma delas, mas também a segurar um que diz que ele vai morrer quando o vídeo chegar aos 5 milhões de visualizações. Ora, todos estamos em 2022 e todos sabemos como as coisas funcionam nos tempos que correm, portanto a premissa deixa-nos aquele gostinho de "não vai demorar a chegar às visualizações e ele vai mesmo morrer - agora quero saber tudo o que se passa ali".

 

Vou directa ao assunto: a série não tem nada a ver com aquilo que o trailer nos indica que é. Achamos que vamos ver uma coisa e acabamos a ver outra completamente diferente. Se isto é mau? Não! Muito pelo contrário, só fez com que conseguisse surpreender, e bastante. Agora que penso, talvez o trailer tenha sido uma espécie de clickbait em si mesmo - a série não teve assim tanto a ver com o que nos foi mostrado no trailer, mas deixou-nos suficientemente interessados para ir ver a série. Se foi essa a intenção, foi genial.

 

Se há algo de negativo a apontar, seria talvez apenas o facto de ter demorado para conseguir empatizar com as personagens; vamos conhecendo-as a um ritmo lento inicialmente. Mas de um modo geral acabei por gostar bastante da série. Como foi por um rumo diferente do esperado, acabou por me interessar ainda mais. Teve alguns plot twists interessantes, sendo que o primeiro para mim foi o melhor - tão óbvio nos dias de hoje, e ao mesmo tempo nunca me tendo passado uma única vez pela cabeça. A partir daí deu para prever alguns elementos da história, outros nem tanto. O final tem sido criticado por alguns espectadores por parecer criado do nada e não ter sentido nem coerência. Consigo compreender esse ponto de vista mas pareceu-me verosímil - acho que a sua aleatoriedade não é assim tão descabida, sobretudo se pensarmos que estamos a lidar com muitos elementos do mundo online.

 

Na minha opinião, Clickbait foi uma série que pretendeu mostrar o lado mau da Internet e alguns dos seus problemas, sob várias perspectivas: não só a dos vídeos virais, mesmo que com graves consequências; como também a de "julgamentos em praça pública" e polémicas (sendo que não precisamos de um vídeo destes para assistirmos a isso, quando tão facilmente se abre uma caixa de comentários de certa notícia para vermos isso acontecer); assim como os perigos e riscos que existem do outro lado do ecrã, e como tão facilmente nos podemos deixar levar pela maré sem sabermos onde ela nos leva. Acima de tudo, mostra como todos esses aspectos podem influenciar fortemente a vida das pessoas - a vida real de pessoas reais.

 

Acho que é uma mini-série que vale bastante a pena ser vista, em grande parte imprevisível, repleta de elementos surpresa e profundidade que lhe dão um tom sério, como não podia deixar de ser quando efectivamente acaba a tratar de assuntos pesados. Não posso deixar de ver o primeiro momento de revelação como uma espécie de teste aos espectadores - "se o enrendo vos levar onde pretende, fazem parte do problema". Não me orgulho de dizer que foi um teste onde não passei.

 

4.JPG

 

Deixei-vos com curiosidade? Quem já viu? É deixar a opinião nos comentários!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

29 ∷ Miúda do interior com alma de lisboeta ∷ Digital marketeer ∷ Overthinker a tempo inteiro ∷ Sempre a saltar de livros para séries para jogos nas horas vagas

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

📖 A ler:

📺 A ver:

Devs, Temporada 1
Friends, Temporada 8 (a rever)
Daredevil, Temporada 3
Mad Men, Temporada 1
Schitt's Creek, Temporada 4
Guillermo del Toro's Cabinet of Curiosities, Temporada 1

🎮 A jogar:

Stardew Valley
Tomb Raider
Pokémon Gold

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D