Séries de 2020 e top 5
Este ano decidi tentar fazer este género de posts, que vão abranger as temáticas clássicas: séries, filmes e livros. Como não consigo decidir se devia fazer apenas um top 5 ou se devia listar todas as séries vistas ao longo do ano; como sou parva e não consigo escolher entre as duas opções: vou fazer ambas num só post. 2020 foi um bom ano em séries, apesar de nos últimos meses ter gradualmente diminuído o tempo passado a ver séries, mas considero que ainda assim vi bastantes. Aqui ficam todas as séries que vi em 2020 (constam apenas as que comecei a ver este ano, quer tenham finalizado, continuem a sair ou tenha desistido delas):
Gostava apenas de deixar duas ressalvas: 1) Las Chicas del Cable começa muito bem, mas decepcionou-me na última temporada e no final; 2) Don't Fuck With Cats é muito boa tecnicamente e pelo shock value, mas honestamente não recomendo a espectadores sensíveis, foi uma agonia de assistir e queria poder "desver" aquilo tudo.
Depois de tudo isto, quais é que tiveram a sorte de entrar no meu top 5 (sem ordem de preferência)?
When They See Us ★★★★☆ (4 ½)
Mini-série que retrata um caso real de um grupo de jovens negros que foram injustamente condenados por um crime que não cometeram. Um soco no estômago e uma realidade que muitos de nós não vivemos mas existe. Recomendo a 100%.
Unbelievable ★★★★☆ (4 ½)
Mais uma mini-série que retrata um caso real, desta vez de uma violação. Perfeita a mostrar a desvalorização do acontecimento, a culpabilização da vítima, e a diferença que faz (no caso e na vítima) ter um caso tratado por bons profissionais e um caso pessimamente tratado por agentes incompetentes. Outra que recomendo a 100%.
The Good Place ★★★★☆
Uma comédia e uma série leve que, com o tempo, começa a tratar de coisas cada vez mais sérias e profundas sem perder a leveza que tem. A premissa é interessante: Eleanor morre e vai parar ao que muitos de nós chamam de Céu... mas por engano.
The Boys ★★★★☆
Não esperava gostar tanto desta série, já que super-heróis não fazem o meu género (aprecio de vez em quando, mas não adoro). No entanto, esta série teve e tem tudo para dar certo: uma sátira da sociedade (americana, no caso da série, mas que se estende à cultura ocidental) com muitas e muito boas críticas sociais. Se forem como eu e não parece o vosso género de série: recomendo experimentarem, e depois formem a vossa opinião.
BoJack Horseman ★★★★★
A surpresa de 2020; o melhor ficou para o fim. Desisti desta série por duas vezes e foi a terceira vez que foi a altura certa para a ver. Para além de ter devorado a série num instante, fiquei apaixonada e posso dizer que esta série é a única que tem ordem fixa e se encontra no primeiro lugar do top. Das melhores séries que já vi na minha vida inteira, com episódios tão bem feitos e editados que são de cortar a respiração. Uma série que nos dá valentes murros no estômago. Sou péssima a ter memória de séries, mas tenho até hoje vários episódios de BoJack Horseman presentes em mim e que sinto que nunca mais vou esquecer. É crua e é tão boa. Esta eu recomendo a 10000000% e queria poder "desver" para voltar a poder ver pela primeira vez. Adorei muito.
Que séries viram em 2020 e que recomendam?