Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

mil e quinze

Livros, séries, filmes e muito mais ♥

02
Ago22

SÉRIES: Resident Evil

Vera

Antes de mais nada, pequeno disclaimer: não estou muito por dentro dos jogos Resident Evil. Já vi algumas pessoas jogarem alguns jogos, mas é só isso. E pelo que tenho visto, ainda bem, porque têm sido os fãs dos jogos a não gostarem tanto da série.

 

 

Nesta série, vemos duas linhas do tempo: a do presente (que não é o nosso presente), onde mais de 15 anos se passaram após um apocalipse zombie que acabou com a maior parte da vida humana. Nesta cronologia, vemos Jade a estudar esta "nova espécie", tentando arranjar uma forma de poder salvar o mundo. A outra linha do tempo corresponde ao passado de Jade quando era adolescente, num pré-apocalipse que se desenrola em vários acontecimentos trágicos que percebemos serem o gatilho para o começo do fim do mundo. No meio de tudo isto, temos a forte presença da Umbrella Corporation, a organização multimilionária que esconde muitos segredos enquanto tenta desenvolver Joy: uma medicação que cura por completo a depressão.

 

Esta série está a ser fortemente criticada pela fanbase de Resident Evil. Como já referi, não estou dentro desse mundo e por isso não sei o quanto está relacionada com os jogos ou não. Pelas reacções vou presumir que não está muito. No entanto, eu adorei esta série. Acho que ela não é assim tão má como série isolada e acho que podiam tentar olhar um pouco para ela dessa forma.

 

Se tem alguns elementos narrativos um pouco preguiçosos? Talvez. A protagonista está repetidamente a ser apanhada nas mesmas situações e repetidamente a safar-se delas com soluções à base do milagre. E quem a rodeia está repetidamente a não safar-se delas de todo. Consigo fechar um pouco os olhos a isso e apreciar tudo o resto.

 

Para já, acho que é uma série incrivelmente cheia de surpresas. O pilot surpreendeu-me umas três vezes com coisas novas a serem reveladas e isso nunca desapareceu muito ao longo da temporada inteira. Gostei da diversidade de "elementos maus" que a série me pôs no caminho - não foram apenas os "zeros" (zombies) nem apenas a Umbrella Corporation. Foram tantas outras coisas que não esperava que existissem neste mundo pós-apocalíptico. Provavelmente devo isto mais aos jogos e ao mundo em si do que à série, mas gostei muito.

 

Também gostei do facto de esta série se passar já muito, muito depois do apocalipse ter ocorrido, e de mostrar a vida na Terra mais de uma década depois de esta ser praticamente dizimada. A linha de tempo do passado também se torna extremamente interessante para nos mostrar como tudo levou a que aquilo acontecesse. Gosto que tenham ido para lá dos típicos zombies que todos conhecemos - não só no que diz respeito a outras criaturas, como no que toca à evolução do vírus que os fez assim.

 

E claro, como não podia deixar de ser, esta série tem aquele elemento muito básico que gosto: a típica empresa que tem muita mão na destruição do mundo depois do estudo de alguma substância correr mal, liderada por uma pessoa fria e rigorosa que é capaz de tudo para alcançar o sucesso. Embora, mais uma vez, isto seja algo que possa agradecer aos jogos e não à série, já que a Umbrella Corporation é um elemento conhecido deste universo.

 

Já tinha alguns dos jogos na minha wishlist e a série, na verdade, fez-me ficar com mais vontade ainda de os jogar e conhecer. Mesmo que o que vá encontrar possa ser muito diferente do que vi aqui. Gostei muito desta série e espero muito que haja uma segunda temporada. Infelizmente, com reacções tão negativas por parte dos fãs, e com as notas tão baixas que tem recebido, não sei se isso vai acontecer. Resta esperar que sim. Netflix: por mim, tens o meu aval.

 

4.JPG

 

Já viram esta série? O que acharam?

Mais sobre mim

foto do autor

29 ∷ Miúda do interior com alma de lisboeta ∷ Digital marketeer ∷ Overthinker a tempo inteiro ∷ Sempre a saltar de livros para séries para jogos nas horas vagas

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

📖 A ler:

📺 A ver:

Devs, Temporada 1
Friends, Temporada 8 (a rever)
Daredevil, Temporada 3
Mad Men, Temporada 1
Schitt's Creek, Temporada 4
Guillermo del Toro's Cabinet of Curiosities, Temporada 1

🎮 A jogar:

Stardew Valley
Tomb Raider
Pokémon Gold

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D