SÉRIES: Servant, Temporada 2 (sem spoilers)
Esta é basicamente a única série que tenho visto nos últimos tempos, todas as semanas quando saía um episódio. Na sexta-feira terminou a segunda temporada e é disso que venho aqui falar hoje.
O jovem casal Dorothy (Lauren Ambrose) e Sean Turner (Toby Kebbell) contratam Leanne (Nell Tiger Free) para ser a ama de seu filho recém-nascido. Mas, com o passar do tempo, fica explícito que nada é realmente o que parece. Adaptado de: AdoroCinema
A premissa de toda a série é esta. Senti uma relação de amor/ódio com esta temporada. Primeiro que tudo, Servant é muito claramente uma série que trata muito mais da experiência cinematográfica em si do que do enredo propriamente dito. Isso nota-se a milhas e, ainda mais, nesta segunda temporada. E é por isso que tenho sentimentos tão ambíguos em relação a ela: porque em termos da experiência de terror psicológico que ela nos traz é maravilhosa, mas em termos de enredo esta temporada ficou muito aquém das expectativas.
A segunda temporada foi uma grande enrolação em que o enredo andou às voltas e às voltas sem chegar a lado nenhum. Houveram, finalmente, algumas revelações - mas que, além de terem sido poucas, souberam a pouco porque, ao verdadeiro estilo de Servant, deixaram muitas mais perguntas que respostas. Para nos dar a experiência cinematográfica de excelência, pôs de parte alguns elementos que são cruciais para fazer qualquer enredo funcionar, introduzindo certos pormenores na história mal executados e/ou que simplesmente não fizeram grande sentido.
Em termos da experiência não há outra igual; em termos de enredo sinto que nos levou ao colo uma temporada inteira e nos embalou à espera que funcionasse. Mas não resultou, porque nos levou a dar umas voltas de carro ao quarteirão e nunca saímos do mesmo sítio - fingindo que os poucos elementos sólidos de surpresa chegavam para apreciarmos a viagem. Só que, eventualmente, todos nos cansamos de ver sempre o mesmo a acontecer sem qualquer explicação.
Além da experiência cinematográfica, tenho a apontar de positivo o mesmo que teria na primeira temporada: os actores. Sobretudo a Lauren Ambrose, a Nell Tiger Free e o Rupert Grint, que foi uma agradável surpresa.
Recomendo muito esta série se tiverem a paciência de ver duas temporadas inteiras - e mais, porque, se não me engano, vai ter quatro temporadas - com muita enrolação no enredo e sem grandes explicações. Recomendo porque vale a pena precisamente pela experiência que ela proporciona. Pelo resto... Já não sei bem.
Conhecem esta série? Se já viram esta temporada, o que acharam?