SÉRIES: The Handmaid's Tale, Temporada 4 (SEM SPOILERS)
Não estava com grandes expectativas para a nova temporada de The Handmaid's Tale porque não achei a terceira nada de especial. Mas acabei a gostar desta temporada mais do que esperava, apesar de ter sido arruinada para mim no final (isto dá-me vibes de Hereditary...).
A temporada trouxe-nos um novo elemento na história que sinto que já precisava de ter acontecido mais cedo, porque veio efectivamente dar o refresh de que a série já andava a precisar. Ao início ainda me custou um pouco a ver os episódios, já meio com a sensação que iria desistir da série após a temporada, mas acabei por devorar os últimos episódios - pelo menos, tanto quanto é possível "devorar" numa série destas, pesada até dizer chega.
Efectivamente, o enredo precisava daquilo que acabou por acontecer para não se tornar "mais do mesmo", embora sinta que insistiram na "mesma mesmice" noutros elementos da série (como por exemplo os close-ups na cara da June, que já não surtem qualquer efeito e até já cansam um bocadinho). Como referi, ao início ainda me estava a parecer fraquinho, mas o enredo acabou por ficar muito melhor e trazer coisas novas à série. Por isso, de um modo geral, acabei a gostar bastante da temporada, sobretudo a partir da segunda metade. Trouxe-nos aquilo a que qualquer espectador de The Handmaid's Tale já está habituado: cenas e momentos pesadíssimos, carregados de acção e profundidade; sempre muito bem executados e representados.
Contudo, como já tinha referido, o final, para mim, arruinou por completo a experiência da temporada. Pelo feedback que tenho visto de outras pessoas, acho que tenho uma unpopular opinion, já que toda a gente adorou o que aconteceu. Eu detestei: apesar de tudo, achei muito out of character, acho que vai ter consequências que em nada têm a ver com a personagem em questão ou com o que essa personagem quereria, e detestei no geral o rumo que a série está a pretender tomar. Se é certo que devia existir um rumo consequencial de tudo o que nos trouxe até aqui, não é certo, para mim, que esse rumo deveria tomar aquele caminho em específico, com tantas outras alternativas que poderiam ter sido igualmente boas.
Vou continuar a série, mas se a quinta temporada insistir muito neste aspecto, não sei se não vou desistir. Não me agradou o caminho que decidiram tomar; resta-me esperar que possa ser algo diferente.
Vocês vêem esta série? Se já viram, o que acharam desta temporada? Alguém com a mesma opinião que eu?