SÉRIES: The Undoing
Depois de ler um livro em volta de "quem é que matou esta pessoa?" escolhi ver uma mini-série em volta de "quem é que matou esta pessoa?". Juro que não fiz de propósito. The Undoing ficou bastante conhecida e foi muito falada, sobretudo quando foi lançada, em Outubro de 2020.
Não tenho por hábito ver trailers, gosto de ir o máximo possível "às cegas" e fico-me pela sinopse, e confesso que isso também tem as suas desvantagens quando acontece o que aconteceu com esta série: não me despertou interesse*. O interesse veio quando apanhei spoiler dela, o que é irónico. Uma amiga perguntou-me "lembras-te do nome da série que falámos em que [inserir spoiler]?". Chegámos à conclusão que, na verdade, nunca tínhamos falado da série, mas a verdade é que me despertou interesse depois de saber do que se tratava.
A série em seis episódios é baseada no livro “You Should Have Known” (2014), de Jean Hanff Korelitz. A trama acompanha Grace Sachs (papel de Nicole Kidman), que está vivendo a vida que sempre quis. Ela é uma terapeuta de sucesso, tem um marido dedicado, Jonathan (personagem de Hugh Grant) e um filho pequeno que frequenta uma escola particular de elite em Nova York. Porém, em uma noite, um abismo se abre em sua vida: uma morte violenta, um marido desaparecido e, no lugar do homem que Grace achava que conhecia, fica apenas uma sucessão de revelações terríveis. Deixada para trás após essa tragédia pública, e horrorizada por não ter considerado seus próprios conselhos, Grace deve desfazer sua vida e criar outra para seu filho e para si mesma. Fonte: tecmundo
Depois desta introdução longuíssima e que não interessa a ninguém, o que é que achei da mini-série? Bom, sabendo desde o início a forma como ia terminar, sinto que isso, obviamente, me estragou um pouco a experiência. No entanto, o enredo foi tão bem desenvolvido que até eu, sabendo de tudo, me questionei se o que tinha apanhado era mesmo spoiler ou se era apenas uma pequena parte da série. Isto para dizer que, mesmo sabendo de tudo, passei toda a temporada a duvidar de toda a gente. Eu repito: mesmo sabendo de tudo. Se isto não diz logo o quão bem o enredo está construído, então não sei o que diz.
Sendo uma mini-série, neste caso com 6 episódios, vê-se bastante rápido (vi tudo em dois dias e, se tivesse feito binge-watching, provavelmente teria visto numa só tarde). Gostei bastante da forma como se desenrolou o mistério; em determinados momentos lembrou-me Defending Jacob, mesmo sendo uma história diferente. Mas o que tenho de melhor a apontar é a prestação do Hugh Grant no papel de Jonathan Fraser, achei-o incrível e acho que a série não teria sido tão boa sem o trabalho dele. Gostei muito da forma como representou o carisma e instabilidade de Jonathan.
Em suma, acho que é uma série que vale bastante a pena para nos deixar a criar mil e uma teorias sobre o que aconteceu, tendo a vantagem de ser uma história curta que se consome rapidamente.
Conhecem esta série? O que acham?
* Enquanto procurava sinopses para colocar no post percebi que li uma sinopse - desculpem a linguagem - de merda, inclusivamente com informação enganadora. Se tivesse lido a que coloquei neste post provavelmente ter-me-ia interessado mais