Top séries de 2021
Como já é habitual, agora que começamos a entrar no final do ano, trago um dos posts anuais do costume e venho falar das melhores séries vistas em 2021, bem como relembrar todas as que vi ao longo do ano. Nestas publicações só costumo integrar as séries que comecei a ver no ano, quer tenha desistido, continue a ver ou tenham terminado - pelo que não entram aqui aquelas que já vejo há alguns anos e que tiveram novas temporadas lançadas em 2021. Assim, sem mais demoras, aqui estão as séries novas que vi em 2021, com as ligações para as respectivas reviews:
- The Undoing
- I May Destroy You
- WandaVision
- The One
- The Falcon and the Winter Soldier
- Loki
- After Life
- What If...?
- Squid Game
Ao olhar para esta lista, percebo que fica um pouco difícil seleccionar um top 3, pelo que provavelmente vou fazer algumas menções honrosas. Assim sendo, aqui fica o top 3 de séries vistas em 2021, sem ordem específica:
I May Destroy You
Disse-o na publicação na altura e repito-o agora: esta é uma das melhores séries que vi em 2021. Começa de forma lenta e estranha, sem fazer prever a obra maravilhosa que estava por vir. Com destaque para a construção das personagens e a sua multidimensionalidade e, acima de tudo, para o tema retratado - consentimento/violação -, esta é uma daquelas séries que toda a gente devia ver. E prometo que não se vão arrepender.
WandaVision
A série que veio iniciar a quarta fase do universo cinematográfico da Marvel e que, para mim, veio trazer algo diferente daquilo a que estamos habituados. Desde os anos 50 até à atualidade, cada episódio foi feito tendo por referência as sitcoms mais conhecidas de cada época, o que por si só já fazia valer a pena ver a série. Mas para além disso, toda a série girou em volta do tema da morte e do luto, o que a tornou ainda mais genial. A dor da perda foi retratada profundamente e de forma nunca antes vista. Acabei a gostar bastante desta série - e fez-me passar a gostar muito da Wanda enquanto personagem; para além de a achar uma das personagens mais poderosas da Marvel, consigo identificar-me muito com ela em certos pontos.
Loki
O Loki está, par a par com o Iron Man, na minha lista de personagens preferidas de sempre da Marvel, pelo que esta série não poderia deixar de ser uma das favoritas do ano. Mas minto: não coloco esta série no pódio única e exclusivamente por girar em volta de uma personagem que adoro, coloco sim por ter sido efectivamente uma das séries que mais gostei de ver este ano. Achei-a muito bem feita e trouxe uma nova personagem de quem acabei também a gostar muito. Com destaque para uma fotografia que nos mostra mundos bonitos, e para o aprofundamento das personagens e daquilo que as une, esta foi uma das melhores séries da quarta fase da MCU.
Outras séries de que gostei muito e que também recomendo a 100% são The Undoing, com um mistério por decifrar e uma prestação fabulosa de Hugh Grant; After Life, com um retrato puro e cru do luto, da dor da perda e da depressão; What If...?, um trabalho de animação muito bem conseguido por parte da Marvel, e que veio consolidar o paradigma do multiverso; e Squid Game, com um destaque enormíssimo para os cenários e direcção de arte.
Viram alguma destas séries? Falem-me das séries que mais gostaram de ver este ano!